21 de julho de 2006

::o prazer da leitura::

Vá lá um mês que estou a arrumar as bagunças,
Ordenar as antigas apostilas...
A estante com os livros, e a pensar...
Ultimamente a ler.
Ler tudo o que me aparece à frente como se não houvesse nada de interessante na tv, dvds, nos cinemas, nas exposições...
E é incrivelmente mágico como os livros e os bons autores nos fazem ver a vida com olhos distintos...
Atualmente me vejo acompanhada por Saramago, e a maravilhosa historia da família de Cipriano Algor (e sim, sim o cão Achado)... não terminei a leitura mas a cada trinta minutos lendo se vão uns dez/quinze sorrisos... e umas duas ou três vezes os olhos se enchendo de lágrimas...
Foi exatamente assim que comecei a pensar que estar sozinha não é tão ruim, a gente vive querendo amores novos, um seguido do outro... sem dar o devido tempo para se estabelecer, centrar...
Talvez eu possa me encontrar desta vez...
Talvez tenha me esquecido do prazer da leitura...
Sempre tive amigos que me dizem como é maravilhoso viajar, conhecer lugares...
Eu não sei... nunca tive muita oportunidade de viajar... Mas é essencial ler, te faz conhecer coisas novas, te faz refletir... te faz viver.
Talvez eu esteja voltando a margem...
Aquela, a beira do rio onde adoro ficar a observar o pôr-do-sol que me faz rir e chorar...
E me sinto tão bem ali...
Sinto-me bem assim.

6 comentários:

SV disse...

Olá, Raquel!
Obrigado pela visita. Saramago sempre é uma referência e confesso que esse cão, que surgiu depois de eu imaginar a estória, também me fez lembrar Saramago, mas noutro livro. No Ensaio Sobre a Cegueira há um cão imbatível. Gostei da dica de livro e vou procurar. antes porém, estou saboreando Crime e Castigo de Dostoiewski.

Obrigado novamente e volte sempre. Além do Fim já está adiantado na elaboração, mas ainda estou contruindo.

Um beijo

Sílvio

Menos Inútil disse...

pelo jeito estamos quites neh miga!!!!!!!!!!


ler é o melhorr tbm melhor q ouvir musica hehehehehehehe


bjaooo
te mais

Alasondro Alegré disse...

tan linda! me pusiste en tus enlaces! se te agradece mucho
y que gran noticia para mi hoy
(tão linda! me puseste em teus enlaces! se te agradece muitoe que grande notícia para minha hoje)

Alasondro Alegré disse...

Mi mayor afición también es leer... leer "hasta los papeles rotos de las calles" como decía Cervantes. Y tal vez, como el, como tu, como yo, encuentra en ciertas lecturas la manera de encontrar el nucleo de nosotros mismos... por que lo que está afuera no existe, solo lo que está adentro de nosotros.

Beijos!

Lia Noronha disse...

Estar sozinha...muitas vezes...pode significar...encontrar-se verdadeiramente consigo mesma...e a leitura é alogo de fascinante...sempre!
Abraços e obirgada plea carinhosa visita ao meu Cotidiano.

Anônimo disse...

"A solidão é um vinho que nos embriaga de liberdade".
Gosta de poesia?
Conhece Adélia Prado?
Dica.
Volte, sempre que quiser, ao mundo das ervilhas.