26 de janeiro de 2005

Recomendo!!!

Por que não fazer deste pequeno espaço um lugar de reflexão...
Hoje quero aproveitar para divulgar uma exposição organizada pelo Museu Afro Brasil, desde o dia 20 de novembro de 2004 (dia da Consciência Negra); essa exposição “Brasil, Brasileiros” tem nos convidado a pensar a construção de símbolos e ícones que atualmente representam a brasilidade de forma diferente do que estamos normalmente acostumados a pensar. Nos convida a perceber que o diálogo histórico entre as três matizes (negros, indígenas e brancos) formadoras de nosso povo se dá em duas vias; para tanto toma como ponto de partida a perspectiva negra e também a indígena.
Ontem, devido ao feriado, tive a feliz oportunidade de visitar essa exposição, e, definitivamente saí maravilhada, sobretudo com o enfoque que foi dado às culturas que, são na maioria das vezes, distorcidas quando não esquecidas.
É de fato uma viagem reconstruindo e repensando a nossa História, nas palavras dos próprios organizadores é um resgate do “orgulho negro de todos brasileiros, negros, brancos, índios, mamelucos, cafuzos, mulatos e mestiços de toda sorte, filhos de Europas e Orientes, que compõem a extraordinária diversidade cultural deste nosso país. Para mostrar que, sob a bandeira verde e amarela, se abriga um Brasil de muitos brasileiros.”
Quem estiver em São Paulo é uma excelente e agradável indicação para um final de semana; a exposição fica por aqui até dia 27 de fevereiro de 2005, no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, Parque do Ibirapuera, Portão 10, de segunda a quarta-feira das 10 as 18 hs.

Nenhum comentário: